"Viva o verdadeiro Natal (nascimento de Jesus) todos os dias, lembre-se: Ele nasceu, viveu sem pecado e morreu por nós, porque Ele nos amou primeiro! (João 3:16)"

O que é Casamento

Quando falamos em casamento pensamos no ato publico feito em cartório, etc.. mas o casamento é uma instituição divina, em que Deus abençoa a união de um homem e uma mulher. Essa união é especial e única., essa união tem que estar de acordo com as leis que nosso país rege, mas o casamento na bíblia foi instituído quando Deus disse:

“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2:24

O objetivo é ser unido nos propósitos da vida, na ética, nos princípios morais e nos vários costumes, em vez de ser duas pessoas diferentes, tendo uma mera co-existência e dividindo a mesma casa, só porque divide a mesma casa e a mesma cama não quer dizer que é casado.

Em Amós 3:3 diz: “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” Para poder andar juntos é preciso haver concordância em várias áreas. O casamento saudável é aquele que tem : união geográfica, financeira, emocional e espiritual.

1) União Geográfica - O casal cristão deve ter união geográfica. Eles devem morar juntos para constituírem um lar próprio. O relacionamento sadio, que é uma bênção, não deve dividir o mesmo espaço de outros da família (tio ou tia, pai ou mãe, sogro ou sogra, irmão ou irmã, etc.). O casal deve deixar estes para constituir uma união própria num local próprio.

2) União Financeira - O casal deve ter união financeira. Os dois integrantes do casal precisam saber limitar as dívidas para que possam viver dentro das suas próprias capacidades, os dois tem que discutir e tomar decisões juntos, para que não haja cobranças entre eles.

3) União Emocional - Deixar pai e mãe e apegar-se ao cônjuge inclui a parte emocional do casal. O amigo do peito deve ser o cônjuge. A conversa em que se abre o coração deve ser reservada para o cônjuge. O seu melhor confidente é o seu cônjuge que sempre está ao seu lado. A dependência emocional com qualquer outro impede o crescimento da união emocional e, portanto, é prejudicial ao lar. O melhor é procurar tratar o cônjuge como gostaria de ser tratado e entendido.

4) União Espiritual - O casal que tem Deus na sua união, tem capacidade de sobreviver grandes dificuldades lá em Eclesiastes 4:12: “... o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”). Para ter Deus na união é necessário ter Cristo no coração. Para ter Cristo no coração se arrependa dos seus pecados e creia no Senhor Jesus Cristo de todo o seu coração.

Tem uma parábola na bíblia que Jesus disse assim : “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.

(Mateus 7: 24 – 27) Onde voce quer edificar a sua casa (casamento) na rocha (Jesus) ou na areia?